quinta-feira, 28 de julho de 2016

Direito hereditário ou Nepotismo na Igreja

Direito hereditário  ou Nepotismo na Igreja , isso tem base  bíblica?

Muitos são os pais que se orgulham de seus filhos por seguirem suas carreiras profissionais , mundo secular isso é um bom exemplo de sentimento  de sucesso  alcançado, mas em alguns casos os filhos fazem isso somente para agradar  os seus pais e familiares, pois não tem vocação para exercer estas profissões , nisso ocorre as frustrações e o desânimo destes profissionais.

Na obra de Deus , também ocorre o mesmo quando a escolha é por tradição humana e não por vocação espiritual .Infelizmente a carreira ministerial não deve ser comparada a carreira profissional secular, assim eram os filhos do sacerdote Eli (1 Samuel 2 ,12-17)(1 Samuel 3,1-21)

Alguns líderes religiosos pensam em manter uma linha sucessiva no comando por ter sido um padrão bíblico do antigo testamento , que terminou em João Batista (Mateus 11,7-19)(Malaquias 3 ,1-6). quem dá o direito de assim proceder com a Igreja de Deus, nada e ninguém , ao invés de seguir o exemplo do apóstolo Paulo de trabalhar na obra de Deus e para seu próprio sustento, achando que a igreja é uma repartição pública ou uma empresa.(Atos 20, 31-38)
O mercado de trabalho está em crise , tenha mais de uma profissão , não devemos fazer da igreja um "cabine de empregos.

Julgar ter um direito Levítico sobre a igreja de forma hereditária não é argumento para consagrar seus parentes pastores , bispos ou  qualquer outro cargo na igreja . Os critérios estão descritos pelo apóstolo Paulo nas cartas a Timóteo e Tito. (1 Timóteo 3,1-16)
Linha de parentesco no faz parte destes critérios para que alguém ser um obreiro na igreja de Deus.


Moisés não escolheu Josué por ser seu parente , mas por ser a escolha de Deus (Deuteronômio 31,1-8; 14-30).


Nenhum comentário:

Postar um comentário